Assessoria do Dízimo: Solução para aumentar a arrecadação na sua paróquia
5 de June de 2026
A vida financeira de diversas comunidades paroquiais está muito aquém de ser custeada por seus dizimistas. Grande parte do trabalho paroquial, ao longo do ano, acaba sendo voltado para a realização de festas, jantares, bingos, sendo muitas vezes esta a única saída para pagar seus custos fixos do mês.
O trabalho da assessoria do dízimo é focado em orientar as paróquias e seus agentes pastorais a terem uma relação mais saudável com o dinheiro, tornando-os protagonistas da evangelização na paróquia. Assim, um dos objetivos é fazer com que assumam através da partilha de seus recursos o grande desafio de viver a primeira dimensão do dízimo – a religiosa – que é aprofundar a relação do cristão com Deus. Ao contribuir com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.
Como surgiu a assessoria da Pastoral do Dízimo
Assim como todos os serviços da Dominus Evangelização e Marketing , a assessoria nasceu do pedido de ajuda de um sacerdote ao nosso diretor Jean Ricardo. O padre o procurou pedindo auxílio para impulsionar os resultados do dízimo em sua paróquia. A agência Dominus nasceu para servir a Igreja Católica, então prontamente o pedido deste padre foi entendido como uma solicitação da Igreja. De fato, cada vez mais percebemos o quanto é necessário um trabalho que integre a formação dos agentes da pastoral do dízimo, uma boa campanha de marketing e acompanhamento próximo e ativo.
Nossa assessoria destaca 4 pilares que são fundamentais para o crescimento da comunhão de bens dos fiéis:
- Pastoreio ativo do padre e/ou vigários paroquiais;
- Uma campanha de marketing com peças bonitas e pensadas na realidade daquela comunidade;
- Acompanhamento de resultados;
- Formação para os agentes pastorais.
Com base na experiência de atendimento de mais de 10 anos de mercado, aplicamos uma metodologia consistente que, se observada à risca, pode transformar a vida paroquial.

Testemunho de quem já está colhendo os frutos
A Arquidiocese de Palmas é uma das dioceses que acreditaram no trabalho da Assessoria do dízimo e, ainda em 2018 deu início ao processo proposto. Padre Marcio Ferdinando, um dos sacerdotes desta diocese, testemunha: :
“Estou tão feliz pois fiz a quarta reunião com a pastoral do dízimo sobre Sentimento de pertença pastoral. Após a formação, fizemos uma divisão de trabalhos e os agentes assumiram tudo! Tomaram a frente do evento. Conseguiram todos os detalhes, e eu estou muito satisfeito pois, para mim, isto já é um fruto da assessoria. Eu estou muito feliz pois a nossa equipe entendeu que a pastoral do dízimo precisa trabalhar em vista da paróquia, e não apenas recolhendo dinheiro. Está acontecendo em minha paróquia uma mudança pastoral, graças a este trabalho. Estou muito empolgado!”
Um dos pontos que mais preocupam os párocos é criar uma solução para que agentes pastorais tomem a consciência do dízimo. Envolvendo técnicas de marketing, aliadas com nosso conhecimento pastoral, criamos 5 manuais exclusivos para os agentes pastorais acompanharem as formações. Nosso objetivo é ser canal desta mudança de perspectiva e trazer resultados concretos para a paróquia.
